domingo, 28 de Abril de 2024  14:27
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-05-2011

Ribau Esteves defende fusão de Ílhavo com Aveiro e Vagos.


O social-democrata Ribau Esteves defendeu, esta quinta-feira, a extinção de cerca de metade dos municípios do país, entre os quais ...

O social-democrata Ribau Esteves defendeu, esta quinta-feira, a extinção de cerca de metade dos municípios do país, entre os quais aquele a que preside, Ílhavo, que acredita dever fundir-se com os dois concelhos vizinhos, Aveiro e Vagos.

"A maior parte dos nossos municípios não tem sustentabilidade no futuro próximo", disse à Lusa Ribau Esteves, defendendo a "redução para cerca de metade dos municípios portugueses".

Ribau Esteves, que falava à margem de uma conferência nas Caldas da Rainha, discorda dos que "focalizam no poder local o problema da reforma do Estado", mas defende que poderão haver "ganhos de eficiência e de gestão ao nível de uma reforma do poder local". Ílhavo, o município a que preside, "tem uma oportunidade com um processo de fusão com os dois municípios vizinhos", Aveiro e Vagos, que no conjunto ganhariam "uma escala populacional da ordem dos 150 mil eleitores e 200 mil habitantes e com um conjunto de fortalezas ao nível das dinâmicas sócio-económicas", explicou.

Ribau Esteves acrescentou que a hipótese de fusão tem vindo a ser discutida entre os três autarcas nos últimos anos e que "há uma pré-disposição positiva de todos para esta operação" em que até o nome a adoptar já está escolhido. "Não temos que nos zangar em relação ao nome, chamamos-lhe Aveiro, Ílhavo e Vagos, por ordem alfabética", adiantou.

O autarca alertou para a "necessidade urgente" de serem estudados e definidos os critérios da reforma do poder local.

Fonte: LUSA


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®